quinta-feira, 12 de março de 2015

E se...

A vida é um eterno "e se...". Viver é um ato de coragem que instiga nossos desafios e tomadas de decisões, mas eu não conheço um ser humano que lança o ato e logo em seguida não se reclina para dentro de si e se pergunte: fiz eu a coisa certa? E se tivesse tomado outro caminho? E se tivesse dito não?

O fato é que nós jamais poderemos sequer cogitar o caminho oposto ao da nossa escolha. Nunca, jamais. A cadeia de acontecimentos que gera a vida é densa demais e está fora do nosso poder de compreensão. Bem, pelo menos da minha compreensão. Onde estaria eu agora se tivesse dito não? Quais seriam os pensamentos que estariam sendo abrigados em minha mente e quais sentimentos estariam em minha composição? Mistério. Se eu tivesse me atrasado cinco minutos para meu compromisso de hoje o que seria diferente? Se eu soubesse dizer as palavras certas nas horas certas eu almejaria coisas melhores? Só que, se eu tivesse dito tal coisa, talvez outra cadeia se sucedesse e nada estaria do jeito que está. Passar pela vida é fácil, viver é uma obra mais detalhada que requer certos cuidados. Certa vez, em um filme que vi, a personagem estava demasiada preocupada com seu passado a ponto de deixá-lo tomar conta de seus pensamentos, até que chegou um cara e disse que ela precisava escolher seus pensamentos do mesmo modo que escolhia suas roupas: não é qualquer coisa que pode servir de vestimenta em sua mente. Pense nisso. Sempre que esses fricotes insistem em me dominar penso em quão certeira a vida é. Tudo que tenho é aquilo que preciso: nem mais, nem menos. Observe que isso não significa falta de ambição, pois com certeza tenho também os desejos e impulsos que me cabem agora, assim como meus anseios, e isso me motiva a buscar mais - afinal, só o que está morto não muda. 

Acredito tanto na vida que me apaixono por ela a cada dia. Viver dói, viver caleja, viver muitas vezes se consiste em se arrastar, mas viver é lindo. Você está onde deveria estar, as pessoas que estão contigo aí deveriam estar (valorize-as) e você vai chegar onde deve chegar na hora certa. Acalma esse coração e respira. Acredite na vida, ela não erra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário