terça-feira, 28 de julho de 2015

Monotonia


São sete horas da manhã e o despertador me lembra de que está na hora de levantar. Coloco as pantufas que estão ao lado da cama e caminho até o banheiro. Abro a torneira – a água está gelada, por mais que seja inverno – e lavo o rosto. Minha cadela ainda não levantou da cama, o que acaba me dando inveja. Passo um olhar por toda a casa e percebo que estou só, e isso me deixa mais à vontade. Preparo meu café com calma enquanto vejo as notícias que abalaram o país na noite anterior: polícia mata bandido, bandido rouba posto de gasolina; policial é preso por traficar droga, assassino é solto por bom comportamento; engarrafamento provoca acidente e deixa quatro feridos e dois mortos. Decido desligar. Caos. Minha cabeça começa a disparar rajadas de dor, por isso aproveito para tomar um comprimido para poder trabalhar bem. Tomo o café vendo desenho animado, e logo em seguida coloco meu uniforme e vou até a parada de ônibus. Chego atrasada, e ainda assim me informam que mais atrasado do que eu, está o motorista. Doze minutos depois, entro no ônibus. São oito e meia da manhã e o trânsito já está infernal. Desço na parada apropriada para pegar o próximo ônibus – o trabalho é longe. Mais vinte minutos de atraso, e o automóvel está, literalmente, cuspindo pessoas para fora. Enfim, chego ao trabalho: atrasada, mas chego. O chefe me olha de cara torta e me chama pra conversar mais tarde. “Já fiz merda”, penso eu. Entro em meu gabinete e observo uma companheira juntando as coisas – foi demitida. Aliás, isto aqui está mais para um campo minado: cada dia uma demissão estoura em lugares inesperados – funcionários antigos, funcionários que necessitam disso para sustentar quatro bocas ou mais, e funcionários desiludidos, como eu. Pra mim, tanto faz, tanto fez. Está tudo péssimo e isso aqui não é o que quero pra minha vida, mesmo. “Tomara que me mandem pra rua mesmo”. Faço meus relatórios, almoço, e espero do lado de fora da sala do chefe. Eu entro e ele me elogia, o que me pegou de surpresa. Esboço meu primeiro sorriso do dia – às duas da tarde. Quando dou conta disso penso na grande ironia da vida, e o pior é saber que há pessoas que sorriem mesmo sem motivo. Começo a crer que sou ingrata. Decido sorrir para todos quando saio da sala. Sorrir, apenas. Noto que as pessoas sorriem de volta, e isso torna a tarefa mais fácil. Fico contente. Saio do trabalho, entro no ônibus – que chegou atrasado. A noite já começou a cair. Sorrio para o motorista e para a mulher que está ao meu lado. Na parada seguinte faço o mesmo. Sorrio para as pessoas e elas sorriem para mim. Percebo que minha dor de cabeça não voltou. Entro em casa, estou sozinha outra vez. Olho para o espelho e sorrio. E apesar da negatividade do dia, sinto-me bem, sinto-me em paz. Embora sorrir não seja uma solução para os problemas da vida, bobo é quem não o usa como analgésico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário